Quantcast
Channel: Simões Filho | Memorias da Bahia
Viewing all articles
Browse latest Browse all 8

Simões Filho:o propagandista do jornal A Tarde

$
0
0

Em outubro de 1928 Simões Filho que já residia na capital do país, Rio de Janeiro, onde cumpria o mandato de Deputado Federal, lider da bancada baiana, fez uma visita às oficinas da revista O Malho para ver em primeira mão a edição especial da revista Ilustração Brasileira, pertencente ao mesmo grupo, sobre a Bahia, incluindo em destaque a construção do novo prédio de A Tarde.

Naquele tempo os parlamentares do Norte e Nordeste passavam longos períodos fora de casa já que as viagens de návio eram longas e cansativas, sem muito conforto e não se cogitava viajar de avião, o veículo utilizado apenas para transportar cargas, ou por aventureiros.

Simões Filho não perdia a oportunidade de divulgar o jornal de sua propriedade, sempre atuante nessa atitude de propagandista das conquistas do vespertino baiano. A construção do prédio novo de A Tarde na Praça Castro Alves, em frente à estátua do poeta, era um desses motivos: marco arquitetônico da cidade, um imponente edificio de sete andares, construído pela firma Kennitz & Cia. O jornalista orgulhava-se do andamento da construção em tempo recorde, seria inaugurado apenas dois anos após o início das obras.

A política não tirou de Simões Filho o seu protagonismo como homem de imprensa. No Rio de Janeiro, onde residia, costumava visitar os grandes jornais, acompanhava as evoluções tecnolôgicas, lidava com fornecedores da Alemanha e Estados Unidos, informava-se sobre têcnicas de marketing inovadoras como cuponagem e fidelização do leitor através de sortéios, era também um homem de mídia:o jornalista com visão empresarial.

A foto nas dependências de O Malho observando os cadernos prontos para montagem, mostra a sua intimidade com as oficinas.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 8

Latest Images

Trending Articles





Latest Images